29 abril 2010

RAUL SEIXAS - DISCOGRAFIA COMPLETÍSSIMA!

Filho do casal Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas, Raul cresceu na cidade de Salvador um tanto estagnada, alheia aos progressos de uma modernidade que passava ao largo da capital baiana. Tinha um irmão, quatro anos mais novo, Plínio Seixas.

Em casa obtém uma cultura que o faz adiantar-se àquilo que era ensinado nas escolas, mergulhando nos livros que tinha à disposição, na biblioteca do pai. Até o final de sua vida, sempre foi avançado para sua época, o que é comprovado pelas músicas por ele compostas e que até hoje são executadas.

Primórdios

Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga, e nas viagens, onde acompanha o pai (inspetor de ferrovia), ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara. Raul Seixas era um garoto muito tímido na infância e na adolescência, e só vivia trancado no quarto lendo e compondo. Seu sonho no inicio era ser um escritor, até o Rock n Roll aparecer em sua vida. Nesse momento, nas telas dos cinemas, encanta-se com o talento de Elvis Presley, de quem torna-se fã - e aponta-lhe o rumo musical: o Rock'n Roll. Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 50 e 60.

Juntamente com alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", mais tarde "The Panters", e por último conhecido como "Raulzito e os Panteras". Fazem shows no estado, e, a convite do amigo Jerry Adriani, vai para o Rio de Janeiro gravar um disco pela gravadora Odeon, em 1967 - que foi um total fracasso.

Após algum tempo, volta ao Rio, em 1970-71, contratado por outra gravadora - a CBS (atual Sony BMG). Ali participa da produção de diversos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Leno e Lilian e mais tarde Sérgio Sampaio, Diana, entre outros. Também compõe mais de 80 músicas para a Jovem Guarda, algumas de muito sucesso, como: Doce, Doce, Doce Amor, Sha-la-la-la, Tudo que é bom dura pouco, Ainda queima a esperança, Sha-la-la, e outras.

Mas nos anos 70 Raul acaba se rebelando. Aproveitando a ausência do presidente da empresa, Evandro Ribeiro, grava seu segundo LP (intitulado Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10), em que faz parceria com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star. O disco, todavia, foi retirado do mercado sob o argumento de não se enquadrar à linha de atuação da gravadora.

Em 1972 participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, "Let me sing" (um misto de baião e rockabilly)[1] e "Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo", o que lhe deu projeção nacional.

Sucesso e dor

No ano de 1973, Raul conseguiu um grande e estrondoso sucesso com a música "Ouro de Tolo", uma música com letra quase autobiográfica, mas também um deboche com a Ditadura e o Milagre econômico.

No mesmo ano foi contratado pela Philips (atual Universal Music), onde gravou o LP Krig-Ha, Bandolo, com o qual Raul finalmente alcançou o sucesso, estabelecendo a parceria com o hoje escritor Paulo Coelho e lançando músicas que viraram grandes HITS e clássicos, como: Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Ouro de Tolo, Al Capone, e etc. O Krig-Ha Bandolo seria desde então uma grande referência da Obra de Raul.

Raul Seixas finalmente alcançou grande repercussão nacional como uma grande promessa de um novo compositor e cantor. Porém logo a imprensa e os fãs da época foram aos poucos percebendo que Raul não era apenas um cantor e compositor.

No ano de 1974, por divulgar a Sociedade Alternativa, com Paulo Coelho nas suas apresentações, acabou sendo preso e torturado pelo DOPS, exilando-se nos Estados Unidos. No entanto, o sucesso do seu LP Gitã e da música Gita, que lhe rendeu um disco de ouro, após vender 600.000 cópias, fazem-no retornar ao Brasil. Neste ano separa-se de sua primeira mulher, Edith Wisner, com quem teve uma filha chamada Simone.

Em 1975, casa-se com Gloria Vaquer, e grava o LP "Novo Aeon", onde Raul compôs, uma de suas músicas mais conhecidas, Tente Outra Vez.

Em 1976, grava o disco "Há Dez Mil Anos Atrás", que também é um LP recheado de clássicas composições, e tem sua segunda filha, Scarlet.

Raul Seixas lançou mais outros três discos pela WEA (hoje Warner Music Brasil), a partir de 1977, que fizeram sucesso de público e desgosto na crítica (O Dia Em Que A Terra Parou, Mata Virgem e Por Quem Os Sinos Dobram). Por volta deste período, intensifica-se a parceria com o amigo Cláudio Roberto, com quem Raul comporia várias de suas canções mais conhecidas, como "Maluco Beleza", "O Dia em que a Terra Parou", "Rock das Aranhas", "Aluga-se" etc.

A partir do ano de 1978, começa a ter problemas de saúde devido ao consumo de álcool, que lhe causa a perda de 1/3 do pâncreas. Separa-se de Glória, que vai embora para os EUA levando a filha Scarlet. Neste ano, conhece Tania Menna Barreto, com quem passa a viver.

No ano de 1979, separa-se de Tania. Começa então a depressão de Raul Seixas junto com uma internação para tratar do alcoolismo,. Conhece Angela Affonso Costa, a Kika Seixas, sua quarta companheira.

O caso

No ano de 1980, assinando novamente contrato com a CBS, lançou apenas mais um álbum (Abre-te Sésamo) e rescindiu o contrato.

Em 1981 nasce a terceira filha, Vivian, fruto de seu casamento com Kika.

Seus dois discos seguintes (Raul Seixas - 1983 e Metrô linha 743 - 1984) e o livro As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor fizeram sucesso, mas depois Raul teve as portas fechadas novamente, devido ao seu consumo excessivo de álcool e constantes internações para desintoxicação.

Em 1985, separa-se de Kika Seixas. Faz um show, em 1 de dezembro deste ano, no Estádio Lauro Gomes, na cidade de São Caetano do Sul. Só voltaria a pisar no palco no ano de 1988, ao lado de Marcelo Nova.

Conseguindo um contrato com a gravadora Copacabana, em 1986 (de propriedade da EMI), grava um disco que foi grande sucesso entre os fãs, (UAH-BAP-LU-BAP-LA-BEIN-BUM - 1987) estando presente até em programas de televisão, como o Fantástico. Nesta época, conhece Lena Coutinho, que se torna sua companheira. A partir desse ano, estreita relações com Marcelo Nova (fazendo uma participação no LP "Duplo Sentido", da banda Camisa de Vênus).

Um ano mais tarde, 1988, já sozinho, faz seu último álbum solo (A Pedra do Gênesis). A convite de Nova, faz alguns shows em Salvador, após três anos sem pisar num palco.

No ano de 1989, faz uma turnê com Marcelo Nova, agora parceiro musical, totalizando mais de 50 apresentações pelo Brasil.

"Canto do cisne"

O último disco lançado em vida foi feito em parceria com Marcelo Nova, intitulado A Panela do Diabo, que foi lançado pela Warner Music Brasil um dia após sua morte. Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo ao Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova (parceiro de Raul, com quem gravou o LP), tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do eterno Maluco Beleza.

Após a morte

Depois de sua morte, Raul permaneceu entre as paradas de sucesso. Foram produzidos vários álbuns póstumos, como O Baú do Raul (1992), Metamorfose Ambulante (1993), Documento (1998), Anarkilópolis (2003) e Raul Seixas - Série BIS Duplo (2005). Sua penúltima mulher, Kika, já produziu um livro do cantor (O Baú do Raul), baseado em escritos dos diários de Raulzito desde os 6 anos de idade até a sua morte.
CURIOSIDADES:
1- O LP Krig Ha Bandolo, foi lançado após um compacto com Ouro de Tolo e A Hora do Trem Passar, onde em Ouro de Tolo Raul canta "Carrão 73" ao invés da "Corcel 73" da versão famosa.
2- O Mesmo Disco, tem na sua prensagem original uma faixa a mais no final do lado B, na verdade uma brincadeira de estudio, semi-reaproveitada no CD documento.
3- Check Up de "A Pedra do Gênesis", que tem a letra oficial lançada apenas no CD Documento, por motivo de censura, é na verdade uma adaptação livre de "Bruxa Amarela" (Raul e Paulo Coelho) lançada em 1977 no disco Entradas e Bandeiras de Rita Lee e Tutti-Frutti.
4- O Introdução de "Peixuxa" do LP Novo Aeon, é a mesma de Obla-di, Obla-dá dos Beatles de quem Raul era Fã.
5- O Disco O Baú do Raul de 1992 tem em sua versão CD, Ouro de Tolo e Metamorfose Ambulante em Espanhol.
6- A Música "Baby" do LP Abre-te Sésamo, na verdade se chamava Tânia, composta para a então esposa "Tania Mena Barreto".
7- "Angela" do mesmo disco, é a uma declaração de amor para "Kika Seixas" que tem por nome de batismo "Angela".
8- "As minas do rei Salomão" foi gravada tanto no Krig Ha Bandolo, como no Eu Nasci há 10.000 anos atrás, tendo a segunda versão se tornado a mais conhecida.
9- "Lua Bonita" do LP A Pedra do Genesis 1989 já fazia parte do repertório Raulseixistico desde 1974, coforme comprova o CD "Se o Rádio Não Toca"
10-O Lp "Raul Rock II" é uma coletânea considerada disco oficial por conter a versão AO VIVO de "Loteria da Babilônia" extraída do raríssimo disco do festival Phono 73.
11- O LP “Os 24 maiores sucessos da era do rock” em sua versão original faz menção apenas para uma banda chamada ROCK GENERATION, e foi relançado já citando o nome Raul Seixas anos depois com o título “20 anos de Rock” e depois “30 anos de Rock”.
12- A Música "GOSPEL" do novo CD Póstumo, pode ser ouvida com outra letra e intérprete no disco da novela o Rebú, disponível logo abaixo.
13-No Mesmo disco tem músicas cantadas por Raul Seixas, e também por um outro Raulzito, que notoriamente não é o Seixas.
14- Sapato 36, lançada em 78 também é uma adaptação livre, do original "Convite Pra Angela" gravada por LENO em 71, no disco "A Vida e Obra de Johny McCartney" disponível aqui no blog.


1967 - Raulzito E Os Panteras



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1971 - Sociedade da Grã Ordem Kavernista apresenta Sessão da Dez



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1973 - Krig-Ha.Bandolo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1973 - Os 24 maiores sucessos da era do rock



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1973 - O Rebu



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1974 - Gita



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1975 - Novo Aeon



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1975 - O Medo da Chuva



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1976 - Há 10 Mil Anos Atráz



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1977 - Raul Rock Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1978 - O Dia Em Que A Terra Parou



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1979 - Mata Virgem



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1979 - Por Quem Os Sinos Dobram



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1980 - Abre-Te Sesamo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1981 - O Melhor de Raul Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1982 - A Arte de Raul Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - O Carimbador Maluco



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - O Pacote Fechado de Raul Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - O Segredo do Universo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - Os Grandes Sucessos de Raul Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - Raul Seixas



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1983 - Raul Vivo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1984 - Ao vivo Único e exclusivo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1984 - Metro Linha 743



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1985 -Let Me Sing My Rock'n'Roll



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1986 - Raul rock volume II



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1986 - Raul Seixas - Caminhos



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1987 - Caroço de Manga



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1987 - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Bein-Bum



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1988 - A Pedra Do Genesis



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1988 - Metamorfose Ambulante



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1989 - A Panela Do Diabo



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1991 - Eu, Raul Seixas


DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1998 - Documento


DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

2009 - 20 Anos Sem Raul


DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

BONUS

Por toda minha Vida de Raul Seixas.
Colaboração Cid Barreto






Se o Rádio Não Toca 1994
Gravação Ao Vivo de Show do Disco Gitâ











O Baú do Raul - 1992
Lançado Pelo Raul Rock Club Cheio de Raridades













O Baú do Raul Revirado 2006
Trechos de Entrevista etc... na verdade é um bônus do livro.






O Colecionador de Discos

Nenhum comentário: